O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.     

 

Erasmus

Programa de mobilidade europeu financiado pela União Europeia (UE)que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.

As atividades dos programas ERASMUS promovem a excelência da educação superior bem comoda pesquisa dos países europeus e concomitantemente reforça os laços acadêmicos com diversos países ao redor do mundo.

Os programas Erasmus são reformulados e renomeados periodicamente.

Versões: antiga Erasmus Mundus, a atual chama-se Erasmus+.

Na modalidade Erasmus+ as propostas para adesão a um dos programas partem das instituições europeias que desejem ter a UERJ como parceira. A aprovação final das propostas cabe à UE.

Os projetos Erasmus+ oferecem bolsa de mobilidade e auxílio deslocamento para estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e técnico-administrativos.

Quando a proposta é aprovada pela UE, é assinado um Acordo Interinstutucional, com um professor como coordenador pela UERJ.

A Diretoria de Cooperação Internacional da UERJ (DCI) colabora com o pesquisador coordenador desde a assinatura do acordo interinstitucional até a seleção através de edital que selecione alunos e pesquisadores para a mobilidade acadêmica prevista pelos acordos Erasmus.

 

Histórico:

Erasmus Mundus - EACEA 07/34

Projeto aprovado em 2008: ISAC - Improving Skills Across Continents, coordenado pela Universidade de Coimbra, 10 instituições europeias e 10 instituições brasileiras. Pela UERJ: Faculdade de Engenharia - para a mobilidade de alunos de graduação, de pós-graduação e docentes.

Globus H2020

Projeto de pesquisa Reconsidering European Contributi on to Global Justice (GLOBUS) coordenado pelo instituto de pesquisa ARENA da Universidade de Oslo, pesquisadores do IESP-UERJ: Leticia Pinheiro (coordenadora), Carlos Milani e Maria Regina Soares de Lima.

Erasmus+ Programme KA107

Ação de mobilidade para estudantes e professores, coordenada pela instituição Pomeranian Universityin Słupsk. Em função da pandemia covid-19, a mobilidade ocorrerá em 2021, áreas: Ciências Sociais, Letras e Educação.

Erasmus+ ICM 2019-21 Programme - Aristotle

Projeto: Inter-institutional Agreement between Institutions from Programme and Partner Countries entre a UERJ e a Aristotle University of Thessaloniki, Grecia, para mobilidade de estudantes e docentes.

Erasmus+ ICM (KA107) project'sfunds (2020-2023) – Sapienza Roma

Projeto coordenado pela Universidade La Sapienza, Roma para a mobilidade de estudantes, docentes e técnicos.

Erasmus+ KA107 framework – Jaén

Projeto para a mobilidade de alunos, docentes e técnicos coordenado pela Universidad Jaén, Espanha. Mobilidade in e out.

EuroSea H2020

Projeto: Improving and integrating the European Ocean Observing and Forecasting System. Instituições europeias e brasileiras. Pela UERJ a Profa. Leticia Cotrim da Cunha da Faculdade de Oceanografia.

Brochura UERJ