A DIRCINT orienta estudantes de graduação e de pós-graduação de instituições de ensino superior estrangeiras conveniadas nas etapas do ingresso para intercâmbio nos diferentes cursos e programas oferecidos pela UERJ. As aulas são ministradas em Português.

FORMAS DE INGRESSO

1) Programa de Pós-graduação:

São programas e cursos de pós-graduação oferecidos pela UERJ. O candidato deve se dirigir pessoalmente a coordenação do programa de pós-graduação pretendido. Para obter informações sobre calendário, documentação e outras informações relativas ao processo seletivo, consultar www.sr2.uerj.br – cursos de pós-graduação.

2) Programa de Estudantes – Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG):

Constitui um dos instrumentos de cooperação educacional que o governo brasileiro oferece a outros países em desenvolvimento, especialmente da África e América Latina. Permite que estudantes, de países com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais, realizem estudos universitários no Brasil, nos cursos de pós-graduação das universidades conveniadas. Para participar o aluno deverá contatar a Coordenação do Programa de Pós-Graduação pretendido para obter autorização de participação.

Mais informações no link: http://www.dce.mre.gov.br/PEC-PG/1_PECPG.htm

3) Convênios de intercâmbio:

O aluno interessado em realizar intercâmbio na UERJ deverá apresentar por e-mail os seguintes documentos à DIRCINT:

- Carta ou e-mail da IES de origem autorizando a participação do estudante no intercâmbio pelo período solicitado;

- O Formulário de Candidatura da DIRCINT devidamente preenchido e assinado pela instituição de origem;

Comprovante de vacinação para o COVID19;

- Carta de apresentação em português à Coordenação do Programa de Pós-graduação pretendido e exposição de motivos sobre a intenção de estudar na UERJ;

- Histórico oficial (transcript of records) e uma versão em Português;

- Breve projeto de pesquisa com cronograma (máximo de 12 meses);

- Curriculum vitae resumido contendo dados pessoais;

- Cópia da página de identificação do passaporte, que deve ter validade de pelo menos seis meses após a data prevista para o retorno do intercâmbio;

Documentos adicionais obrigatórios apenas aos candidatos que possuam nacionalidade brasileira:

• Passaporte brasileiro (válido por todo o período de mobilidade);

• RG (Documento de identidade);

• CPF.

A candidatura somente será considerada para análise após o envio do formulário digitalizado com as devidas assinaturas, juntamente com toda a documentação.

Esses documentos serão submetidos à apreciação da Coordenação do Programa de Pós-Graduação.

Uma vez selecionado para a realização de intercâmbio, o aluno deverá apresentar cópia do Seguro de saúde com repatriação sanitária, com validade por todo o período que o estudante permanecer no Brasil.

Quando se apresentar à UERJ, o estudante deverá:

- Comparecer na primeira semana à Diretoria de Cooperação Internacional (DIRCINT) para assinatura da ficha de chegada.

- Declarar como vai se manter enquanto viver no Brasil;

- Cópia do visto de estudante.

O estudante deverá obter o Registro Nacional de Estrangeiro na Polícia Federal nos primeiros 30 dias após a chegada no Brasil.

Ao final do período de intercâmbio o estudante estrangeiro fará jus a uma transcrição de registro das disciplinas cursadas.

• 2º semestre de 2024: 1º/04/2024 a 30/04/2024.

Sobre a UERJ