No último dia 10 de fevereiro ocorreu a cerimônia de abertura da convocatória do Programa de Bolsas promovido pelo Governo do México, dentro do escopo do convênio entre a OEA e o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) do México, em conjunto com a Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AMEXCID).

A cerimônia contou com a presença do SGOEA, José Miguel Insulza; da Diretora Adjunta de Pós-graduação e Bolsas do CONACYT, María Dolores Sánchez Soler; e de alguns Representantes Permanentes e Alternos de Estados Membros da OEA.

Segundo informado pela Diretora Soler, as 800 bolsas de pós-graduação estão dirigidas a estudantes dos países das Américas (com exceção do México), sendo 50 bolsas especificamente para os estudantes da região do Caribe e 50 para os estudantes dos países da América Central. As bolsas, a serem distribuídas em 5 anos, são voltadas para as áreas de ciência e tecnologia, engenharia, biologia, física e matemática. A partir deste ano, será também contemplada a área de saúde, resultado da recente assinatura de memorando de entendimento entre a OEA e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Os estudantes interessados deverão, antes de se inscreverem no referido Programa de Bolsas, buscar aprovação em um dos 1.300 programas de pós-graduação reconhecidos pela CONACYT.

Desde o início do referido programa, em 2012, 392 bolsas foram oferecidas aos estudantes do continente. Desse universo, até o momento, 3 brasileiros foram contemplados. O maior grupo dos bolsistas (57% do total) provém da Colômbia.

Mais informações no site da OEA (www.oas.org/es/becas). As inscrições vão até 21 de maio de 2014.