O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.           

 

A Diretora de Cooperação Internacional da UERJ, Profª Cristina Russi, recebeu no Teatro Odylo Costa Filho da universidade, na manhã do dia 12 de maio de 2016, os interessados em estudar na Europa e representantes das agências europeias que promovem a ida de alunos para lá. Às 10:30h, a Profª Cristina saudou os presentes e iniciou o evento chamando a Sub-reitora de graduação, Profª Tânia Maria de Castro Carvalho Netto, a qual cumprimentou os estudantes e felicitou a DCI e as agências presentes pela iniciativa. Logo após, a Profª Cristina Russi informou que o Study in Europe da UERJ recebeu 1.150 inscritos e instruiu aos interessados sobre os iniciais procedimentos para participarem dos programas de intercâmbio da DCI, que já conta com 205 convênios. Em seguida, houve o depoimento de quatro intercambistas que emocionaram a plateia ao compartilharem suas experiências:

 Profª Tânia Maria de Castro Carvalho Netto

Hanna Lyzzie Gomes Giglio (9º período de Direito) e Lisiane Masson Bastos (8º período de Letras) fizeram intercâmbio na Universidade de Jaén, na Espanha. Naiara da Conceição de Farias (9º período de Engenharia Química) participou do Programa Ciência sem Fronteiras no Athlone Institute of Technology, na Irlanda e Felipe Nunes Linhares, Doutor em Química, que estudou na Alemanha e obteve dupla diplomação (Brasil/Alemanha)

  Hanna Lyzzie Gomes Giglio   

 Lisiane Masson Bastos

 Naiara da Conceição de Farias

 Felipe Nunes Linhares

A primeira representante das agências a se apresentar foi Sarah O’ Sullivan, education consultant Brazil, da Education in Ireland. Os participantes ouviram que a Irlanda – uma nação com cinco milhões de habitantes em que o inglês é falado – é um lugar calmo com muitas construções parecidas com as da saga de Harry Potter, onde os policiais não usam armas, sendo possível conhecê-la em cerca de duas horas e ocupa o primeiro lugar no ranking de pesquisa em imunologia no mundo. Os estudantes interessados descobriram que podem passar até 7 anos estudando no país e que podem trabalhar 20 horas semanais para custearem suas despesas.

Simone Perez, education promotion da NUFFIC – Dutch Ministry of Education – deu continuidade ao evento falando das particularidades da Holanda, um país em que também o inglês é falado, nutre a tolerância e respeito pela diversidade e tem a bicicleta como principal meio de transporte. Os participantes ouviram  que o país possui um custo de vida barato e oferece praticamente todos os cursos de graduação, com exceção de educação física e gastronomia, áreas consideradas técnicas.

     

 

Os demais palestrantes foram:

João Marcos Rampini, assessor para estudos na França, representante do Campus France.

Dra Monica Heitz, professora convidada com apoio do serviço alemão de intercâmbio acadêmico, DAAD.

A partir das apresentações dos representantes do EURAXESS, os participantes bilíngues tiveram a oportunidade de praticarem a audição da língua inglesa:

Kathrine Vangen, Norwegian University of Science and Technology, Norway (Noruega)

Adam Molnar, Head of Department, International Relations

Bay Zoltan Nonprofit Ltd. For Applied Research, Hungary (Hungria)

Izaskua Lacunza, Head of International Projects Department

Spanish Foundation for Science and Technology

Finalmente, Conor O’Carrol, Scipol, Eu Steering Group on Researcher Careers and mobility encerrou o ciclo de palestras enfatizando o que todos os participantes falaram: o quanto a experiência de se viver e estudar em um outro país pode acrescentar tanto profissional como pessoalmente ao aluno.

Para mais detalhes sobre os programas das agências, disponibilizamos aqui no nosso site os slides apresentados pelos palestrantes.

Alemanha

Campus France

Espanha

Holanda

Hungria

Irlanda

Noruega Euraxess

Profª. Drª. Mônica da Costa Heilbron
DIRETORA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Andréia Batista Vieira
UNIDADE DE PROJETOS E FOMENTO
Patrícia Viana
COORDENADORIA DE INTERCÂMBIO
Profª. Drª Nely Palermo
COORNADORIA DE INTERCÂMBIO
Maria Aparecida Leite Veras
UNIDADE DE INTERCÂMBIO OUTGOING
Rosane Vidal Vargas Leal
UNIDADE DE INTERCÂMBIO INCOMING)
Denise Lima
UNIDADE DE PROGRAMAS ESPECIAIS
Dulce da Consolação Soares
COORDENADORIA ADMINISTRATIVA

Redes de Colaboração