O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.           

 

 

                                                                

 

PROGRAMA 2016

 « CÁTEDRAS FRANCESAS NA UERJ »

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com o Consulado geral da França no Rio de Janeiro, lança pelo terceiro ano consecutivo, o programa de cátedras a fim de receber professores ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e de pesquisa no Rio de Janeiro.

 

Informações gerais:

Este programa permite receber 03 (três) professores ou pesquisadores de instituições francesas – de todas as disciplinas –  por uma duração superior a 60 dias e inferior a 120 dias.

Os candidatos selecionados receberão uma bolsa mensal da universidade brasileira parceira (no mesmo valor de um  salário de uma bolsa do Programa de Apoio a Pós-graduação e Pesquisa - Pesquisador (PAPP-Pesquisador) desta universidade, de acordo com a tabela de equivalência deste documento (anexo 1); a Embaixada da França financiará a passagem aérea de ida e volta (em classe econômica, com 2 bagagens registradas no check-in).

Critérios para as candidaturas : ser “Professeur des Universités”, “Maître de conférences”, “Chargé de recherche” ou “Directeur de recherche”. A habilitação para dirigir pesquisas (HDR) será considerada como um critério preferencial. Não é necessário ter a nacionalidade francesa.

Os projetos apresentados poderão ser redigidos em francês, em português ou em inglês.

Áreas prioritárias: Ciências Humanas e Sociais, Ciências Marítimas, Geociências, Biologia, Química, Engenharia Química, Saúde e Literatura Francesa.

O comitê franco-brasileiro, criado no âmbito deste programa, fará da seleção dos professores bem como o acompanhamento e a avaliação das cátedras.

 

Informações práticas :

 1) O projeto

Os candidatos deverão propor um projeto elaborado em parceria com um professor da universidade brasileira (professor anfitrião, responsável pelo projeto e pela cátedra) descrevendo as atividades de ensino e de pesquisa que serão desenvolvidas e informando as datas previstas para a estadia no Brasil. O projeto deverá obrigatoriamente comportar no mínimo uma palestra ou várias, destinadas ao público em geral ou uma atividade de divulgação científica. O Consulado geral da França no Rio de Janeiro poderá eventualmente solicitar ao professor convidado que intervenha, no âmbito de sua programação científica.

A apresentação do projeto deverá ser sintética (menos de 10 páginas).

 

Todas as candidaturas serão examinadas pela Diretoria de Cooperação Internacional da universidade que acolherá o candidato.

Os seguintes documentos deverão ser anexados ao dossiê de candidatura:

-Projeto

-Curriculum Vitae e cópia do passaporte válido do Pesquisador estrangeiro,

-Resumo do currículo “Lattes” do professor anfitrião brasileiro,

-Carta de anuência da Direção da Unidade Acadêmica da Universidade brasileira.

 

2) O professor responsável pela Cátedra

O projeto será apresentado pelo professor anfitrião à Direção da Unidade Acadêmica para sua anuência. O professor anfitrião, responsável pela Cátedra, compromete-se a participar do programa elaborado em conjunto e a garantir as condições necessárias de acolhida em função do programa de trabalho definido.

 

O comitê de seleção chama a atenção dos candidatos sobre a importância da elaboração conjunta do projeto pelo candidato e pelo professor anfitrião, especialmente no que diz respeito à escolha das datas da estadia, à logística necessária em função da natureza e das expectativas do projeto e à disponibilização dos recursos existentes em termos de comunicação ou de valorização das atividades conduzidas.

 

Enquanto permanecer no Brasil, as demandas do professor estrangeiro serão da responsabilidade do professor anfitrião, cabendo a Diretoria de Cooperação Internacional da UERJ e ao DEPESQ/SR2 viabilizar o pagamento da bolsa.

 

3) A escolha das datas

As estadias deverão começar obrigatoriamente entre setembro e dezembro de 2016. As datas informadas no projeto poderão ser modificadas excepcionalmente, dentro do período acima definido no ano de 2016. Os professores selecionados que desejem postergar sua vinda para o ano seguinte perderão automaticamente o benefício da seleção.

O comitê de seleção chama a atenção dos candidatos sobre as datas de estadia: estas devem ser escolhidas em comum acordo com o professor anfitrião em função do calendário brasileiro (fora do período de férias universitárias) e da disponibilidade dele, conforme seus compromissos assumidos no decorrer do ano, na universidade ou fora dela.

 

4) Os deveres do candidato

Cabe ao candidato a organização, de forma autônoma, de sua estadia no Rio de Janeiro.

 

No prazo de um mês, no final de sua estadia, os professores selecionados deverão fornecer um relatório de atividades às partes francesas e brasileiras. Eles deverão também completar e entregar o questionário de satisfação do programa das cátedras que lhes será enviado pelo Consulado da França.

 

Para que a comunicação seja frequente, os professores selecionados deverão sistematicamente informar ao comitê de seleção suas atividades públicas no âmbito do programa das cátedras, tais como palestras, seminários, debates de ideias, etc.

 

 

Calendário 2016 :

Os projetos deverão ser enviados até 20 de julho de 2016, último prazo, aos responsáveis pelas relações internacionais da universidade brasileira e ao Consulado Geral da França no Rio de Janeiro:

Para a UERJ, Professora Cristina Russi Guimarães Furtado: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, João Rampini e Julien Roques : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

O comitê de seleção informará os resultados aos candidatos até 29 de julho de 2016. Uma lista complementar será estabelecida e comunicada aos interessados que serão contactados, em caso de eventuais desistências.

 

O comitê de seleção é soberano em suas decisões e os candidatos que apresentarem um projeto afirmam ter tomado conhecimento e aprovado as condições do presente programa, incluindo o anexo 2, que  informa as condições de estadia no Brasil.

 

 

Anexos

 

 

Anexo 1 : Tabela de equivalência

 

“Chargé de recherche”, “Maître de conférences”, non titulaire d’une HDR

Professor Doutor

“Chargé de recherche”, “Maître de conférences”, titulaire d’une HDR

Professor-associado (Livre-docente)

“Professeur des universités”,  “Directeur de recherche”

Professor titular

 

 

Anexo 2 : Informações sobre as condições de estadia no Brasil

 

Os professores selecionados deverão possuir todos os documentos administrativos necessários Eles deverão fazer um pedido de visto temporário de tipo científico (um visto temporário VITEM 1) junto ao Consulado Geral do Brasil na França, independentemente da duração de sua estadia no Brasil. Devem também fazer e financiar estas medidas administrativas, com antecipação suficiente para obterem o visto antes da data de partida.

 

O professor selecionado deverá fazer inscrição no CPF (cadastro de pessoas físicas) para que a UERJ possa viabilizar o pagamento da bolsa através de ordem de pagamento, junto ao Banco Bradesco no Brasil.

 

Os professores selecionados são responsáveis pela regularidade de sua situação no Brasil. Assim é fortemente recomendado obter o máximo de informações prévias sobre os procedimentos administrativos a serem efetuados junto ao Consulado Geral do Brasil na França.

 

Se a estadia implica em atividades de campo, os professores selecionados deverão IMPERATIVAMENTE discuti-las com o professor responsável pela cátedra a fim de prevenirem-se contra todas eventuais dificuldades administrativas.

 

Na medida do possível, a estadia na universidade brasileira será facilitada pela Diretoria de Cooperação Internacional e DEPESQ/SR-2.

 

Profª. Drª. Mônica da Costa Heilbron
DIRETORA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Andréia Batista Vieira
UNIDADE DE PROJETOS E FOMENTO
Patrícia Viana
COORDENADORIA DE INTERCÂMBIO
Profª. Drª Nely Palermo
COORNADORIA DE INTERCÂMBIO
Maria Aparecida Leite Veras
UNIDADE DE INTERCÂMBIO OUTGOING
Rosane Vidal Vargas Leal
UNIDADE DE INTERCÂMBIO INCOMING)
Denise Lima
UNIDADE DE PROGRAMAS ESPECIAIS
Dulce da Consolação Soares
COORDENADORIA ADMINISTRATIVA

Redes de Colaboração