• Para mais notícias, siga-nos no FacebookLeia mais

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) juntamente com a Swedish Foundation for International Cooperation in Research and Higher Education (STINT) divulgam o Edital nº 28/2018 para seleção de até 8 projetos conjuntos de pesquisa em qualquer área de conhecimento. As inscrições das propostas serão admitidas até as 17h de 04 de outubro de 2018.

O Programa pretende fortalecer a cooperação entre as instituições de ensino superior e de pesquisa, além de fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa dos dois países. Serão concedidas bolsas de estudo para as modalidades doutorado-sanduíche (com duração de 4 anos e 12 meses) e pós-doutorado (com duração de 3 anos e 12 meses).

Poderão participar da seleção coordenadores de projetos brasileiros ou estrangeiros com visto de residência e vínculo empregatício com instituição de ensino superior - ambos permanentes - no Brasil. Além destas exigências, os interessados não podem ser aposentados e devem ter o título de doutor obtido há pelo menos 4 (quatro) anos, entre outros requisitos.

Edital nº 28/2018

Mais informações: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/suecia/capes-stint

Objetivo

O Programa, pela seleção de projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvidos por grupos brasileiros e suecos, tem por objetivos:
I. Fortalecer a cooperação entre Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa do Brasil e da Suécia;
II. Fomentar a colaboração e o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e suecos;
III. Fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pós-doutorado.

Modalidades de bolsas e benefícios

Para a manutenção do projeto: até RS 50.000,00 anuais para a realização de missões de trabalho no exterior pelos membros da equipe brasileira, a serem distribuídos da seguinte forma:
Até R$ 10.000,00 para a aquisição de material de consumo;
Realização de até duas missões de trabalho por ano, conforme regras do edital e da Portaria CAPES nº 08/2018 (Regulamento de Projetos).

Bolsas de estudo: concessão de bolsas de estudo no exterior a estudantes indicados pelos coordenadores para o desenvolvimento de atividades letivas e/ou de pesquisa em área de interesse do projeto.

Modalidades: Doutorado Sanduíche e Pós-Doutorado

Benefícios (Portaria CAPES nº 125/2018):
• Mensalidade;
• Passagens aéreas;
• Auxílio instalação;
• Seguro saúde; e
• Adicional localidade (conforme Portaria n° 202/2017)

Duração do projeto: 2 (dois) anos, podendo ser prorrogada por mais 1 (um) ano, conforme critérios das agências financiadoras.

Na Capes: inscricao.capes.gov.br

Profª. Drª. Cristina Russi Guimarães Furtado
DIRETORA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Profª. Drª Gleyci A. O. Moser