O curso Preparação para o TOEFL é um projeto conjunto do Instituto de Letras da UERJ, do Departamento de Cooperação Internacional da UERJ e da FAPERJ. Aberto a todos os alunos da Universidade, consistirá de 60 horas/aula, distribuídas em dez semanas.
Confira as normas e procedimentos para inscrição.
Foram abertas as inscrições para o "Programa de Jovens Profissionais" (YPP, na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas. O YPP é um processo de recrutamento realizado anualmente pela ONU, com o objetivo de selecionar jovens profissionais que tenham interesse em trabalhar na Organização.
Para participar do YPP, é preciso:
1. ter diploma de nível superior;
2. ter idade máxima de 32 anos até o fim de 2015;
3. ser fluente em inglês ou francês; e
4. ser nacional de um dos países participantes do programa. Assim como em anos anteriores, o Brasil participará da edição de 2015 do YPP.
Serão abertas vagas nas áreas de administração, finanças, estatística, informação pública, assuntos sociais e assuntos jurídicos. Os prazos de inscrição relativos a cada área são:
– Administração: 20 de maio a 19 de julho;
– Finanças: 27 de maio a 26 de junho;
– Estatística: 3 de junho a 2 de agosto;
– Informação pública: 10 de junho a 9 de agosto;
– Assuntos sociais: 17 de junho a 16 de agosto;
– Assuntos jurídicos: 24 de junho a 23 de agosto.
Os candidatos pré-selecionados serão convocados para exame escrito previsto para o dia 15 de dezembro de 2015 e poderão optar por realizar a prova no Brasil (em Brasília) ou em qualquer outro país participante do programa.
As inscrições devem ser realizadas pelo site https://careers.un.org/ypp. Informações adicionais sobre o processo de seleção também podem ser encontradas nesse endereço.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério da Educação, por intermédio do CNPq e da CAPES, criaram novo Portal Estágios & Empregos, cujo objetivo é facilitar acesso a vagas de estágios ou empregos para bolsistas e ex-bolsistas do Programa CsF.
Estudantes do Programa Ciência sem Fronteiras já podem se cadastrar no site, que é dedicado a encontrar vaga de estágio ou emprego em uma das empresas participantes do programa, no Brasil ou no exterior. Uma vez cadastrado no site, através de formulário e Currículo Lattes, o estudante poderá ser selecionado de acordo com os objetivos do Ministério da Ciência e Tecnologia e segundo suas qualificações e competências.
Atualmente, 87 empresas, como Embraer, Natura, Alstom, Sanofi ou Hyundai, participam do programa e oferecem 233 vagas a estudantes, de acordo com sua área de interesse, através do sistema de seleção.
Mais informações no Portal do CsF
O Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT) publica pela terceira vez a Chamada para Financiamento Inicial BAYLAT para fomentar novos projetos de pesquisa e/ou ensino entre pesquisadores da Baviera e da América Latina. Esta chamada realiza-se dentro do marco da estratégia para a internacionalização da ciência, ensino e da pesquisa do Ministério de Educação, Ciência e Artes do Estado Livre da Baviera (StMBW) e com seu apoio financeiro.
Objetos de apoio financeiro serão novos projetos de pesquisa e/ou ensino, com a intenção de criar novas cooperações científicas e duradouras entre instituições parceiras latino-americanas e da Baviera.
Ambas as partes deverão planejar e executar os projetos de forma conjunta e em estreita colaboração. O pesquisador principal da Baviera é o responsável de entregar ao BAYLAT tanto a proposta, como os formulários exigidos, devidamente preenchidos (formulários disponíveis somente em alemão).
A convocatória está aberta para todas as disciplinas e áreas da ciência.
Serão incentivados projetos novos e inovadores que se enquadrem na definição do Financiamento Inicial do BAYLAT.
O Financiamento Inicial do BAYLAT está dirigido a:
– Projetos de pesquisa conjuntos
– Desenvolvimento de novos programas curriculares conjuntos
– Projetos conjuntos para melhorar o ensino superior
O financiamento inicial cobre gastos de viagem e estadia.
O processo de seleção está sujeito aos seguintes critérios:
– Excelência científica e viabilidade do projeto
– Perspectivas de sucesso para uma cooperação sólida e duradora
– Participação de cientistas jovens
Todos os projetos elegíveis serão avaliados pelo diretório do BAYLAT ou externamente por examinadores designados.
Todas as propostas devem ser enviadas por correio postal e correio eletrônico até o dia 20 de outubro de 2015 para o seguinte endereço:
Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT)
Palavra chave: Convocatória do Financiamento Inicial do BAYLAT
Hugenottenplatz 1a
91054 Erlangen
Alemanha
Correio eletrônico:
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A data do selo dos correios será considerada como data de registro da solicitação.
Por favor, para informações detalhadas, leia o Edital de Chamada bem como o Informativo sobre o uso dos recursos.
Para mais detalhes, consulte o link do edital http://www.baylat.org/pt/programas/chamada-para-financiamento-inicial-baylat.html#c3837
A Fulbright torna pública a seleção de UM grant para Professor/Pesquisador realizar atividades de ensino e pesquisa por um semestre acadêmico nas áreas de relações raciais, estudos feministas/de gênero, movimentos sociais, políticas sociais, antropologia cultural, sociologia política, economia política, história, estudos culturais, ou comunicação.
Requisitos 1
– Ter dez anos de experiência profissional na área de ciências humanas ou sociais com produção intelectual compatível;
– Ter Proficiência em Língua Inglesa compatível com as atividades de ensino e pesquisa a serem desenvolvidas;
– Ter concluído o doutorado até de 31 de dezembro de 2006;
– Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
Benefícios 2
– US$ 18,000, para manutenção e passagem aérea de ida e volta;
– Seguro para acidentes e doenças limitado (ASPE – Accident and Sickness Program for Exhanges);
– Moradia, sem custos para o bolsista, compatível com o padrão oferecido a professores visitantes na UMass-Amherst; e,
– Acesso às facilidades e serviços da UMass-Amherst, como escritório, biblioteca e outras cortesias regularmente disponibilizadas para a comunidade acadêmica para assegurar o êxito das atividades de pesquisa e ensino a serem desenvolvidas pelo pesquisador.
Cronograma 3
As inscrições foram prorrogadas e deverão ser feitas, exclusivamente, pela internet até o dia 20 de julho de 2015, mediante preenchimento do formulário de inscrição online, em inglês, disponível em
http://fulbright.org.br/…/catedra-fulbright-em-estudos-bra…/ e demais documentos exigidos no Edital.
Para mais informações consulte: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A Fulbright torna pública a seleção de UM grant para pesquisador brasileiro, para desenvolver atividades de sua pesquisa em um semestre acadêmico no Kellogg Institute for International Studies. O Candidato selecionado poderá, ocasionalmente, ser convidado a participar de atividades de ensino, como seminários ou palestras para cursos de pós-graduação.
Requisitos 1
– Ter no mínimo cinco anos de experiência profissional qualificada na área;
– Ter Proficiência em Língua Inglesa compatível com as atividades de ensino e pesquisa a serem desenvolvidas;
– Ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2009;
– Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
– Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana.
Benefícios 2
– US$ 24,000, para manutenção e passagem aérea de ida e volta;
– Seguro para acidentes e doenças limitado (ASPE – Accident and Sickness Program for Exhanges);
– Moradia na Universidade de Notre Dame; South Bend, Indiana, ou próximo ao campus de acordo com o padrão oferecido a professores visitantes no Instituto;
– Acesso às facilidades e serviços no Kellogg Institute, como escritório, biblioteca e outras cortesias regularmente disponibilizadas para a comunidade acadêmica para assegurar o êxito das atividades de pesquisa e ensino a serem desenvolvidas pelo pesquisador.
Cronograma 3
As inscrições foram prorrogadas e deverão ser feitas, exclusivamente, pela internet até o dia 20 de julho de 2015, mediante preenchimento do formulário de inscrição online, em inglês, disponível em
http://fulbright.org.br/…/catedra-fulbright-em-democracia…/e demais documentos exigidos no Edital.
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A Fulbright torna pública a seleção de UM grant para Professor/Pesquisador com comprovada experiência nas áreas de Ciências Agrícolas, com preferência em manejo de águas para produção de culturas, ou sistemas de pastagem. O grantee selecionado deverá passar quatro meses ministrando cursos e realizando pesquisa de seu interesse
Requisitos 1
– Ter no mínimo cinco anos de experiência profissional qualificada na área;
– Ter Proficiência em Língua Inglesa compatível com as atividades de ensino e pesquisa a serem desenvolvidas;
– Ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2009;
– Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
– Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana.
Benefícios 2
– US$ 22,000, para manutenção e passagem aérea de ida e volta;
– Seguro para acidentes e doenças limitado (ASPE – Accident and Sickness Program for Exhanges);
– Moradia, sem custos para o bolsista, compatível com o padrão oferecido a professores visitantes na Universidade de Nebraska; e,
– Acesso às facilidades e serviços da UNL, como escritório, biblioteca e outras cortesias regularmente disponibilizadas para a comunidade acadêmica para assegurar o êxito das atividades de pesquisa e ensino a serem desenvolvidas pelo pesquisador.
Cronograma 3
As inscrições foram prorrogadas e deverão ser feitas, exclusivamente, pela internet até o dia 20 de julho de 2015, mediante preenchimento do formulário de inscrição online, em inglês, disponível em
http://fulbright.org.br/…/catedra-fulbright-em-ciencias-ag…/ e demais documentos exigidos no Edital.
Para mais informações consulte: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A UERJ firmou parceira com a Universidade de Jaén, por intermédio do Departamento de Cooperação Internacional (DCI), e oferece 03 bolsas de estudo para intercâmbio através do Programa de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica (PIMA), da Andaluzia, para alunos do curso de Ciências Biológicas, sendo uma bolsa para a Universidade de Jaén (ESPANHA), uma bolsa para a Universidade de Guadalajara (MÉXICO) e a outra, para a Universidad del Bío-Bío (CHILE).
Para ler o edital completo, clique no link
Para preencher o formulário de inscrição, clique no link
Já estão abertas as inscrições para a 11ª edição dos Prêmios Santander Universidades, iniciativa em que são incentivadas ideias e projetos de alunos, professores, pesquisadores e valorizadas a gestão das Instituições de Ensino Superior no Brasil.
Neste ano, 3 novidades:
· No Prêmio Santander Ciência e Inovação, o destaque será para Agronegócios na categoria de Biotecnologia.
O Prêmio enaltecerá as pesquisas realizadas neste segmento com R$ 100 mil como reconhecimento ao trabalho do pesquisador.
· No Prêmio Santander Empreendedorismo, um dos cinco reconhecimentos será entregue para o melhor projeto de Soluções em Meios de Pagamento, sendo assim, o autor deste projeto ganhará R$ 100 mil, 1 bolsa na Babson College e Mentoria para aceleração do negócio.
· Novas categorias do Prêmio Guia do Estudante – Destaques do Ano: Apoio ao Aluno, Captação de Recursos, Empregabilidade e Interdisciplinaridade.
Mais informações e inscrições disponíveis no site: www.santanderuniversidades.com.br/premios
Cronograma
· 23/06/2015 – abertura das inscrições
· 17/09/2015 – encerramento das inscrições
· Outubro/2015 – divulgação dos semifinalistas e finalistas
· 12/11/2015 – cerimônia de Premiação São Paulo
O Researcher Links tem como objetivo apoiar a realização de workshops coordenados por dois pesquisadores sêniores, um no Reino Unido e outro de instituição de ensino superior ou de pesquisa no Brasil.
Os proponentes devem ser pesquisadores sêniores, ou seja, que consigam demonstrar a relevância de seu trabalho em seu campo de conhecimento.
Será oferecido apoio financeiro de, no máximo, 43 mil Libras Esterlinas para a realização de encontros entre acadêmicos do Reino Unido e do Brasil. Os workshops deverão ser em inglês, ter a duração mínima de 3 dias e máxima de 5 dias.
A proposta deve trazer um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. Os temas elegíveis são:
Agricultura, especialmente voltada à pequena propriedade
Clima e meio ambiente (mudança climática, tecnologia verde, desenvolvimento sustentável, serviços de ecossistema, escassez de recursos);
Energia renovável e energia limpa;
Educação;
Crescimento econômico inclusivo;
Saúde (doenças negligenciadas);
Água e saneamento;
Alimentação e nutrição (incluindo segurança alimentar);
Mudança demográfica/migração/urbanização (foco em urbanização e direitos humanos e transformação urbana);
Infraestrutura (infraestrutura para desenvolvimento – foco em comunidades remotas);
Desastres humanitários e emergências;
Governança, sociedade e conflito (transparência, responsabilidade, instituições eficientes, direito à terra e recursos naturais com foco em populações indígenas, justiça criminal, diminuição da pobreza, desenvolvimento social, desigualdades estruturais, processos de pacificação (peace building), sociedade civil);
Coleta, análise de qualidade e acesso a dados relevantes aos índices de desenvolvimento (incluindo informações administrativas e estatísticas macroeconômicas).
A chamada estará aberta para pesquisadores filiados às FAPs dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Os workshops selecionados deverão ser realizados até 1º de março de 2016. Os coordenadores poderão identificar até quatro outros pesquisadores líderes para participar como mentores dos eventos, mas os demais participantes deverão ser pesquisadores em início de carreira de ambos países (entre 15 a 20 de cada país).
Researchers Links é uma iniciativa do British Council, Confap e Fapesp, cofinanciada pelo Newton Fund, que fomenta pesquisa e inovação em países emergentes.
Mais informações:
O edital para inscrições e vídeo explicativo estão disponíveis em http://www.britishcouncil.org.br/…/researcher-links-confap-…
A chamada permanecerá aberta até 13 de julho de 2015. Consulte também o site da FAP de seu Estado para mais informações. Duvídas sobre o programa podem ser esclarecidas pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A International Unit, instituição parceira, ajuda organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Para saber mais, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , indicando o assunto “Researcher Links – Brazil call".
Quem domina o idioma russo e quer fazer doutorado no país que fala a língua, não pode perder a oportunidade de concorrer a uma bolsa com todas as despesas pagas, com exceção da passagem e se inscrever na Tyumen State University, Rússia. As inscrições vão até 3 de julho de 2015 no site http://www.utmn.ru/en/presse/news/admissions/104140/
Apresente sua pesquisa de maneira criativa, em até 10 minutos.
Concurso em comunicação científica aberto a todos os pesquisadores ativos no Brasil (mestrando em diante). Todas as nacionalidades, todas as áreas.
Inscrições até 15/09.
Final ao vivo em outubro de 2015, no Rio de Janeiro (despesas dos finalistas pagas pela organização)
Prêmio: uma viagem à Europa e visita ao instituto europeu de pesquisa da sua escolha.
Mais: http://scienceslambrasil.splashthat.com/
Inspire-se: http://bit.ly/Science_Slam_2015_get_inspired
https://youtu.be/QWtIBAzcJTM
A chamada para o Researcher Links, iniciativa financiada pelo Newton Fund e Confap, está aberta até o dia 16 de junho de 2015 para instituições de 16 estados.
O Researcher Connect é um curso com duração de três dias composto por módulos interativos para pesquisadores de qualquer formação acadêmica. Seu foco é desenvolver habilidades em comunicação na língua inglesa para que sejam utilizadas em contextos científicos internacionais e multiculturais.
Esta chamada tem por finalidade selecionar instituições de ensino superior em 16 estados para sediarem o Researcher Connect. Os estados contemplados são: Alagoas, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
A inscrição deve ser feita por pesquisadores da instituição anfitriã, que serão os coordenadores do curso, agindo como ponto de contato entre o British Council para seleção do tipo de curso, coordenação logística e controle de orçamento. Os instrutores, conteúdo e material didático serão providenciados pelo British Council.
Os coordenadores do curso devem ser pesquisadores em tempo integral ou professores indicados pela instituição de pesquisa filiada a uma das FAPs dos estados contemplados. Serão aceitas propostas de pesquisadores em todas as áreas do conhecimento, desde que a linha de pesquisa traga um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstre impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda.
Os cursos devem ser realizados no Brasil de 1º de julho de 2015 a 1º de março de 2016 (conforme calendário por estado, disponível no edital).
Cada edição do curso deve capacitar 20 pesquisadores. As instituições podem optar por duas opções de curso: para participantes menos proficientes em inglês ou para participantes com nível B2 ou acima, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.
Como se inscrever
As inscrições estão abertas até 16 de Junho de 2015, 23h 59min, horário de Brasília.
Candidatos devem submeter o formulário online de inscrição completo em inglês, que se encontra na página do Researcher Connect do British Council (http://www.britishcouncil.org.br/…/researcher-connect-confa…)
Bolsa de Estudo oferecida pelo Governo do Japão (estudante de graduação, escola técnica e cursos profissionalizantes)
(1) O Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) concederá bolsa de estudo a brasileiros para cursar a graduação em universidades japonesas, escola técnica e cursos profissionalizantes em escolas japonesas para o próximo ano.
(2) Os interessados poderão obter informações e formulários de inscrição no site do Consulado: http://www.rio.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas.htmlou no Centro Cultural e Informativo deste Consulado (Av. Presidente Wilson 231, 14º andar, Tel.: 2240-2383)
(3) Os interessados deverão apresentar o formulário de inscrição devidamente preenchido e acompanhado da documentação requerida, ao Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro até o prazo (30/06/2015) estabelecido nos editais.
Encontram-se abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos na Europa, ofertado pela University Centre for Business Management – Fondazione CUOA – www.cuoa.it.
Trata-se de uma Instituição de Ensino tradicional, sem fins lucrativos, com interesse em atender alunos de países emergentes. As bolsas de estudos referem-se aos programas de férias e correspondem a 70% de redução sobre o custo normal do curso, além de subvenções na hospedagem. O objetivo destes programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos em Administração de Empresas em suas áreas de interesse, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional.
Programas disponíveis: “International Management & Leadership”, “Business Strategy & Marketing Management”, “Operations, Logistics & Lean Management” e “Creativity, Innovation & New Business”.
Os cursos têm as seguintes características:
– Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e atividades em período integral.
– Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência em no mínimo nível intermediário.
– Processo seletivo de bolsas de estudos: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas que representam um desconto de 70% sobre o valor do programa. Os alunos selecionados terão também acesso a subvenções para passagem aérea e hospedagem.
Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço eletrônico
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até o dia 07 de Junho. Enviaremos folders eletrônicos com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.
Concurso para o MIETE – Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o qual estará aberto até 12 de agosto de 2015.
Mais informações disponíveis no site oficial do mestrado: http://blogs.fe.up.pt/jjpf/
Para qualquer questão, por favor entre em contato com a Direção do Programa de Mestrado através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
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