O Departamento de Cooperação Internacional da UERJ anuncia a abertura de Edital referente à bolsas de estudos para o Programa de Mobilidade na Universidade de Jaén, Espanha. As inscrições estarão abertas até dia 09 de maio de 2016.
OBJETIVO
Possibilitar aos alunos de graduação, regularmente matriculados, a oportunidade de cursar disciplinas na Universidad de Jaén no Programa de Mobilidade Acadêmica.
CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO
1. Ser aluno da UERJ regularmente matriculado e inscrito em disciplinas;
2. Quando de sua inscrição, ter integralizado, no mínimo, 40% dos créditos obrigatórios previstos em seu curso;
3. Não ter ultrapassado o máximo de 90% dos créditos obrigatórios previsto em seu curso;
4. Ter CR igual ou superior a 7,0 ou CR igual ou superior ao CR médio do curso;
5. Não ter participado de programa de intercâmbio da UERJ com mais de 6 meses de duração;
6. Nível de Espanhol correspondente a no mínimo DELE – B1 com comprovação.
DETALHES SOBRE A BOLSA
- Valor de cada bolsa: € 2,000.00 (dois mil euros), pagos em parcela única, pela Universidade de Jaén, após o registro do aluno na universidade acolhedora.
NÚMERO DE BOLSAS E ÁREAS
Serão disponibilizadas 02 bolsas para alunos de Graduação compreendendo as seguintes áreas:
CTC – Engenharia Mecânica, Química, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia Cartográfica, Estatística, Engenharia Elétrica, Informática, Engenharia da Computação.
CBIO – Biologia.
CCS – Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, História e Serviço Social.
CEH – Psicologia, Letras-Inglês, Letras-Espanhol, História da Arte.
PROCEDIMENTOS PARA A CANDIDATURA
As candidaturas deverão ser apresentadas ao DCI – Departamento de Cooperação Internacional, no campus Maracanã, Pavilhão João Lyra Filho – R. São Francisco Xavier, 524 – sala T030/F, Maracanã. Telefone: 2334-0797. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Home page: www.sr2.uerj.br/dci
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO
Os interessados deverão cumprir, rigorosamente, as seguintes etapas para a inscrição:
PRIMEIRA ETAPA - SELEÇÃO
- Formalizar até o dia 09 de maio de 2016, a sua inscrição, junto ao DCI – Departamento de Cooperação Internacional, obedecendo os seguintes requisitos:
1) estar inscrito em 2016/1 pelo menos no 4º período e no máximo no penúltimo período do curso;
2) entregar o histórico escolar (ou Boletim de Aproveitamento Acadêmico emitido pela unidade), com CR igual ou superior a 7,0 ou CR igual ou superior ao CR médio do curso;
3) cópia do passaporte ou comprovante do agendamento;
4) currículo, com cópia dos documentos comprobatórios;
5) nível de Espanhol correspondente a no mínimo DELE – B1 com comprovação.
6) formulário online de inscrição disponibilizado no site do DCI impresso. Baixe aqui.
RESULTADO DA SELEÇÃO
O resultado será divulgado na página do DCI – www.sr2.uerj.br/dci - conforme especificado no cronograma neste edital. Após a divulgação do resultado, os alunos contemplados com a bolsa deverão apresentar os documentos necessários, inclusive o formulário de candidatura da IES estrangeira, para envio à Universidad de Jaén, conforme relacionado em documentos da Segunda Etapa.
SEGUNDA ETAPA – SOMENTE PARA ALUNOS CONTEMPLADOS
1) Preencher o formulário online da Universidade de Jaén.
2) Entregar o formulário impresso e assinado no DCI no período até 24 de maio de 2016.
CRONOGRAMA:
19/abril a 16/maio/2016 – Período de inscrição.
16/maio/2016 – Comitê designado pelo DCI e formado por representantes dos Centros Setoriais da UERJ avaliará as candidaturas entregues e indicará os 2 alunos a serem contemplados com a bolsa.
17/maio/2016 – Resultado com relação dos 2 alunos contemplados no site do DCI, a partir das 17h.
Até 20/maio/2016 – Alunos preparam documentos.
25/maio/2016 – DCI envia documentos para a Universidade de Jaén.
Setembro/2016 a janeiro/2017 – Período do intercâmbio.
OBRIGAÇÕES E DIREITOS DOS CANDIDATOS CONTEMPLADOS:
Os alunos selecionados para receber a bolsa deverão:
- cumprir todas as etapas para o seu afastamento para o intercâmbio, apresentando os documentos exigidos;
- concordar em cursar disciplinas na universidade de acolhimento, respeitando os procedimentos estabelecidos pela universidade;
- assumir o compromisso de manter comportamento condizente com a ética e a moralidade acadêmicas, observando as regras de convivência praticadas na instituição anfitriã e zelar pelo conceito da UERJ perante as demais instituições;
- não manter vínculo empregatício, outra bolsa acadêmica ou estágio remunerado e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa;
- apresentar Relatório de Atividades desenvolvidas, até 30 (trinta) dias após eventual cancelamento ou término da vigência da bolsa;
- retornar ao Brasil, após o término da bolsa, para a continuidade e conclusão de seu curso;
- atender a todos os itens do edital.
Os resultados e as etapas de todo o processo de seleção devem ser acompanhados pelo site do DCI: http://www.sr2.uerj.br/dci
Edital completo aqui.
O Departamento de Cooperação Internacional da UERJ anuncia a oportunidade de candidatura para a obtenção de bolsa de estudos do Fundo de Solidaridade Internacional (FSI) para o Instituto de Estudos Políticos de Rennes, França.
A UERJ encaminhará as inscrições para a França. A avaliação e seleção são de competência unicamente do Instituto de Estudos Políticos de Rennes.
PERÍODO DE INTERCÂMBIO:
Setembro 2016 a maio 2017
BOLSA DE ESTUDOS:
Valor: entre 200 e 600 euros por mês
ÁREA DE ESTUDOS:
Grande área das Ciências Sociais e Humanidades: Economia, Direito, Ciências Políticas, Filosofia, Administração e Finanças, Letras, Comunicação Social .
CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO:
1.Ser aluno de graduação regularmente matriculado e inscrito em disciplinas;
2.Atender aos critérios sócio-econômicos estabelecidos pela Instituição Francesa;
3. Quando de sua inscrição, ter integralizado, no mínimo, 40% dos créditos obrigatórios previstos em seu curso;
4. Não ter ultrapassado o máximo de 90% dos créditos obrigatórios previsto em seu curso;
5. Ter CR igual ou superior a 7,0 ou CR igual ou superior ao CR médio do curso;
6. Não ter participado de programa de intercâmbio da UERJ com mais de 6 meses de duração;
7. Nível de francês correspondente a no mínimo Delf – B1 com comprovação.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
- Formulário de inscrição preenchido em francês (baixe aqui)
- Carta de motivação em francês
- Curriculum vitae em francês
- Comprovante de rendimentos dos pais
- Comprovante de ajuda financeira, como bolsa Proiniciar dentre outros
O candidato ainda poderá incluir qualquer outro documento de comprovação de situação econômica de baixa renda.
PRAZO PARA ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO:
Os candidatos interessados deverão entregar a documentação no DCI até o dia 20 de abril de 2016.
Só serão aceitas candidaturas com toda a documentação exigida pela Instituição francesa.
Para participar é necessário que o interessado candidate-se para o intercâmbio normalmente como qualquer aluno da UERJ. Vide informações na página do DCI:
http://www.sr2.uerj.br/dci/index.php/intercambio/2013-04-19-11-10-50/alunos-uerj-graduacao
Como não há calendário específico para a candidatura às instituições canadenses, o interessado deverá consultar a IES de interesse e verificar a data para aplicação de sua candidatura nesta instituição e outras informações referentes ao ELAP.
http://www.sr2.uerj.br/dci/index.php/intercambio/universidades-para-intercambio
Lembramos que para apresentarmos sua candidatura à universidade canadense de seu interesse será necessária a apresentação prévia da documentação com antecedência suficiente para que sua candidatura seja aprovada pela Uerj e enviada à instituição estrangeira.
Ao entregar sua candidatura para o intercâmbio no DCI você incluirá aos seus documentos uma carta informando sua intenção de participação no ELAP.
Lembramos que as assinaturas exigidas nos formulários devem ser colhidas antes da entrega da documentação no DCI.
Tendo o aluno sido aceito na IES canadense conveniada à Uerj, poderá pleitear a bolsa divulgada pelo Governo Canadense.
As informações referentes ao programa estão disponíveis no flyer anexo e no site do GCUB, pelo endereço http://www.grupocoimbra.org.br/Destaques/PaginasHtml/be_a_doc.htm.
A página também dá acesso ao edital, à plataforma online do programa, à lista com as universidades brasileiras participantes e ao site do Coimbra Group, parceiro europeu na iniciativa.
O programa oferece oportunidade para o envio de estudantes para doutorado sanduíche e de professores/pesquisadores para períodos de pesquisa na Europa.
Apoio a eventos científicos - Chamada 2016 - América Latina
A Unidade América Latina do Escritório das Américas da Agence universitaire de la Francophonie (AUF) abre uma chamada de apoio a eventos científicos organizados na América Latina.
A ação de apoio da AUF tem como finalidade de promover a divulgação da ciência em francês e de desenvolver a cooperação das redes universitárias e científicas para permitir a disseminação da cooperação universitária francófona, contribuir ao seu empenho internacional e reforçar a solidariedade e o compartilhamento do conhecimento entre estabelecimentos de ensino superior.
Para se candidatar, basta preencher o formulário de candidatura, seguindo as instruções do documento de apresentação e fornecer os documentos solicitados.
O prazo de apresentação da proposta por meio eletrônico no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. é dia 15 de março de 2016.
Para mais informações, clique aqui.
Que tal estudar em Israel, de graça e em uma das mais respeitadas instituições de pesquisa do mundo? O grupo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. oferece a quatro estudantes brasileiros a oportunidade de participar, como bolsistas, do “International Summer Science Institute”, Escola de Verão do Instituto Weizmann de Ciências.
O programa vai reunir cerca de 80 estudantes recém-formados do Ensino Médio provenientes de diversos países. Os candidatos receberão bolsa integral que inclui viagem, estadia e atividades financiadas pelo grupo dos Amigos do Instituto Weizmann Brasil.
O “International Summer Science Institute” acontecerá de 05 a 28 de julho na cidade de Rehovot. Neste período, o Instituto Weizmann abrirá seus mais modernos laboratórios nas áreas de bioquímica, biologia, química, matemática, ciência da computação e física para futuros cientistas de todo o mundo.
Seminários serão o foco das duas primeiras semanas e, em seguida, o grupo realizará trabalho de campo próximo ao Mar Morto. Neste ecossistema único e peculiar, os estudantes terão a oportunidade de pesquisar em tópicos multidisciplinares incluindo biologia, geografia, história e arqueologia.
O concurso é aberto a estudantes de todo o Brasil que estejam cursando o primeiro ano do ensino superior em áreas afins das descritas acima. É essencial o domínio do inglês. Envie os dados solicitados até o dia 07 de março de 2016 para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , juntamente com uma redação em inglês de até quatro mil caracteres (incluindo espaços) com o tema “My interest in the Institute Weizmann Summer School-Science as a tool for life, Scientific Research and my Future Life”.
A segunda fase do processo consiste em entrevista pessoal em inglês com os candidatos selecionados, que acontecerá no dia 17 de março, via Skype. Os candidatos convocados para essa fase serão notificados por e-mail ou telefone.
O Brasil tem encaminhado alunos desde 1983 e já contou com a participação de estudantes das melhores universidades do país. Essa seleção preencherá duas vagas para o programa. Os outros dois jovens serão escolhidos nas feiras “Mostratec” e “Febrace”.
EURAXESS Links Brazil Funding opportunities
Our compilation of open calls to fund researchers' mobility and cooperation with European teams is now online. The document brings a selection of grants & fellowships funded by the European Commission, EU Member States or Brazilian authorities to help you turn your interest in research mobility into a reality.
More: http://bit.ly/FO032016
Data limite para inscrições: 29 de março de 2016
Mais informações no site: www.iberdrolabrasil.com.br
Doutoramento em Direito - Ano letivo 2016/2017
Aviso: Candidaturas
As candidaturas ao Doutoramento em Direito na Faculdade de Direito da Universidade do Porto para o ano letivo de 2016/2017 decorrerão previsivelmente de 4 a 29 de Abril de 2016, de acordo com edital que será disponibilizado brevemente.
Para dar início ao processo de candidatura será necessária a apresentação de projeto de tese, para o que se recomenda que os eventuais interessados contatem desde já eventual orientador, dentre a lista disponibilizada.
Informações complementares (regulamentos aplicáveis e lista de possíveis orientadores) poderão ser consultadas no site https://sigarra.up.pt/fdup/pt/cur_geral.cur_view?pv_ano_lectivo=2015&pv_origem=CUR&pv_tipo_cur_sigla=D&pv_curso_id=596
A Comissão Fulbright no Brasil oferece nove oportunidades de bolsas para professores e pesquisadores brasileiros em várias áreas de conhecimento. Os benefícios serão concedidos no âmbito do Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos Estados Unidos e têm como objetivo ampliar o entendimento entre a sociedade norte-americana e as de outros países. Candidatos interessados em qualquer das nove vagas devem ter fluência em inglês. Veja as oportunidades de bolsas disponíveis no site da Fulbright: www.fulbright.org.br
Oportunidades de bolsas disponíveis:
Programa: Programa Fulbright Scholar-in-Residence busca um professor para ministrar dois cursos no Departamento de Humanidades no Regis College, no estado de Massachusetts.
Inscrições abertas até: 21 de março de 2016.
Programa: Pesquisa e docência em música na Universidade de Indiana.
Inscrições abertas até: 01 de abril de 2016.
Programa: Cátedra para um professor/pesquisador para realizar pesquisa e cursos nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais, relacionadas a estudos brasileiros, na George Washington University, Washington DC.
Inscrições abertas até: 01 de abril de 2016.
Programa: Cátedra para um professor/pesquisador para realizar pesquisa, cursos e ocasionalmente ministrar palestras e seminários para estudantes de pós-graduação na Emory University, Atlanta.
Inscrições abertas até: 01 de abril de 2016
Programa: Cátedra na Universidade de Nebraska, Lincoln, destina-se a professores e pesquisadores na área de Ciências Agrárias.
Inscrições abertas até: 01 de abril de 2016
Programa: Cátedra em Democracia e Desenvolvimento Humano, no Kellogg Institute, para professores e pesquisadores na Universidade de Notre Dame, no estado de Indiana.
Inscrições abertas até: 01 de abril de 2016
Programa: Cátedra em docência e pesquisa em Saúde Global em Rutgers, no estado de Nova Jersey.
Inscrições abertas até: 01 de abril de 2016
Programa: Cátedra em Estudos Brasileiros nas áreas de relações raciais, estudos feministas/de gênero, movimentos sociais, políticas sociais, antropologia cultural, sociologia política, economia política, história, estudos culturais ou comunicação na Universidade de Massachusetts, Amherst.
Inscrições abertas até: 01 de abril de 2016
Programa: Programa para professores e pesquisadores de categoria Junior para realizar pesquisa, palestras, cursos ou seminários para a pós-graduação em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa em várias universidades nos Estados Unidos.
Inscrições abertas até: 01 de abril de 2016.
Como se candidatar e requisitos para as bolsas, visite o site: www.fulbright.org.br
O Programa BE a DOC/Brazil - Europe Doctoral and Research Programme de mobilidade acadêmica refere-se também ao envio/recebimento de professores/pesquisadores para a realização de períodos de investigação.
Caso haja interesse, por favor, nos informe o número de vagas em suas respectivas áreas para o acolhimento de doutorandos e/ou pesquisadores.
Todas as informações pertinentes estão disponíveis no Edital em anexo.
Informações complementares podem ser obtidas por intermédio de consulta dirigida, exclusivamente, ao endereço eletrônico: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A Universidade do Algarve vai organizar a edição de 2016 da Ocean Technology Summer School, que acontecerá em Faro, Portugal, de 13 a 17 de junho de 2016.
Para informações mais detalhadas, favor consultar a página www.ocean-technology.org.
As incrições estarão abertas de 1º a 29 de fevereiro de 2016 (Inscrições limitadas a 20 pessoas).
Evento dia 7 de março às 9h no auditório 11 da UERJ.
Inscreva-se já!
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |