Prêmio CAPES Natura

Parceria entre a CAPES e a multinacional brasileira de cosméticos Natura, o prêmio tem como objetivo estimular a produção de artigos de alta relevância e impacto para o desenvolvimento científico e tecnológico voltados à Sustentabilidade e Biodiversidade. Trata-se de uma ação inovadora que visa estimular a pesquisa de excelência nesta área temática que é estratégica para o país. A seleção de artigos será realizada a cada dois anos, já estando previstas no acordo três edições.

Maiores informações: Convite do Prêmio e Site do evento

PRÊMIO DE FOTOGRAFIA - CIÊNCIA & ARTE - CNPq

Estão abertas as inscrições para o IX Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte, ed. 2019, até 20 de março de 2020 (18h - horário de Brasília).

(...mais)

SR-2 participa da inauguração do navio oceanográfico da Uerj

 

      Com imenso orgulho e satisfação, a Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Uerj (SR-2)  participou,  na última terça-feira, dia 28 de janeiro, em cerimônia realizada na Marina da Glória, da solenidade de inauguração do navio oceanográfico da Uerj, batizado com o nome de  Professor Luis Carlos.

Maiores Informações

CAPES adota auxílio-deslocamento para bolsas internacionais

 

       A partir de 2020, as despesas de deslocamento internacional dos bolsistas da CAPES passam a ser cobertas, prioritariamente, pelo pagamento de auxílio-deslocamento. Em regra anterior, a prioridade era para a aquisição direta de passagens por parte da Coordenação, procedimento que passa a valer apenas para casos excepcionais.

Maiores Informações

Programas Federais disponíveis nas temáticas de interesse da SECTI

Por determinação da Subsecretaria de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação Profa. Maria Isabel de Castro de Souza, encaminhamos o presente processo para conhecimento da Correspondência Interna  2676364, relativa a divulgação de programa federal, disponível na presente data, para inclusão de propostas, direcionada ao ensino superior, pesquisa e inovação, através da Plataforma Mais Brasil (SICONV), com vistas a  análise e manifestação. Anexo 1 Anexo 2

Resultado do Edital FAPERJ Programa Apoio a Projetos Temático Faixas A e B

Parabenizamos as 10 Pesquisadoras e os 4 Pesquisadores da UERJ que tiveram seus projetos aprovados no Edital de Apoio a Projetos Temáticos da FAPERJ.

O Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro visa, prioritariamente, a estimular a realização de projetos de pesquisa temáticos audaciosos, inovadores e originais em áreas temáticas de fronteira que visem à obtenção de resultados científicos e tecnológicos relevantes e de alto impacto.  (mais)

CAPES divulga relatórios para melhorar o processo de avaliação

A CAPES publicou nesta terça-feira, 7, o relatório final de três Grupos de Trabalho (GT) para aperfeiçoar o aprimoramento da avaliação da pós-graduação. Os estudos divulgados abordam os temas: Impacto e Relevância Econômica e Social, Internacionalização e Inovação e Transferência de Conhecimento.

(...leia mais)

Cerimônia de Premiação - 29ª Uerj Sem Muros - 28ª Semana de Iniciação Científica.

Neste ano, foram apresentados 1146 trabalhos. Destes, 183 receberam menção honrosa e 16 alunos receberam o Prêmio de Iniciação à Ciência Elizabeth Macedo!!
Realizado no último dia 27 de novembro, no Campus Maracanã, o evento contou com a presença de toda comunidade acadêmica.
Acesse aqui os discursos da profa. Elizabeth Macedo e do prof. Egberto Gaspar de Moura, Sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UERJ. Nosso profundo agradecimento a todos e todas que tornaram possível a realização da 28ª Semana de Iniciação Científica da UERJ.

I Workshop para gestores do Programa Capes-PrInt

UERJ participa do  I Workshop para gestores do Programa Capes-PrInt realizado de 26 a 27 de novembro. 

Representaram a Uerj, Juliana Alves  e  Cristina Russi.

Cerimônia de Premiação - 29ª Uerj Sem Muros

Neste ano, foram apresentados 1146 trabalhos e foram escolhidos 199 para concorrer ao Prêmio de Iniciação à Ciência Elizabeth Macedo! Com muito orgulho, convidamos a todos a conhecer os 15 premiados da 28ª Semana de Iniciação Científica!

O evento será realizado no próximo dia 27 de novembro, às 14 horas, no Auditório 93, Campus Maracanã.

A cada ano nos orgulhamos mais de nossos talentosos alunos e seus orientadores! Contamos com a presença de todos

 

 

Convite do Evento

0123456789

Resultado do Edital FAPERJ Programa 'Apoio a Projetos Temático Faixas A e B (mais)

Parabenizamos as 10 Pesquisadoras e os 4 Pesquisadores da UERJ que tiveram seus projetos aprovados no Edital de Apoio a Projetos Temáticos da FAPERJ.

 

O Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro visa, prioritariamente, a estimular a realização de projetos de pesquisa temáticos audaciosos, inovadores e originais em áreas temáticas de fronteira que visem à obtenção de resultados científicos e tecnológicos relevantes e de alto impacto.

 

Listamos os Projetos Uerj aprovados.

Aderval Severino Luna (Instituto de Química) Materiais à base de grafeno: síntese, caracterização e aplicação em catálise, energia e meio ambiente.

Argelina Maria Cheibub Figueiredo (IESP) Políticos, eleitores e políticas públicas

Clara Maria de Oliveira Araújo (ICS) Análise das campanhas de prevenção à violência de gênero, Brasil 2000-2018

Daniel Gustavo Barci (Física) Dinâmica complexa em sistemas da Matéria Condensada de baixa dimensionalidade

Luis Alexandre Gonçalves Magalhães (LCR/IBRAG) Dosimetria para baixas e altas energias e seus efeitos da radiação

Marcia Marques Gomes (Engenharia Sanitária) Novos compósitos e nanocompósitos fotocatalisadores: Purificação da água, do ar e polimento de esgotos (CLEANAQUAIR)

Maria Claudia Pereira Coelho (ICS) Concepções de Violência e Exercício da Autoridade no Contexto Escolar: uma comparação entre as percepções de professores e policiais

Marilia de Brito Gomes (Diabetes/FCM) Associação dos alelos do sistema principal de Histocompatibilidade com a ancestralidade genômica estimada com marcadores moleculares indels informativos de ancestralidade autossômica, de linhagem em cromossoma Y e de DNA mitocondrial em pacientes com diabetes tipo1 e suas respectivas relações com a cor autodeclarada dos pacientes, pais e avós.

Mônica Regina da Costa Marques Calderari (Instituto de Química) Desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos magnéticos: uma inovação na sorção seletiva de CO2 e ions metálicos.

Nakedia Maysa Freitas Carvalho (Instituto de Química) Oxidação da Água Eletrocatalítica e Fotoeletrocatílica: Óxidos de Metais da Primeira Série de Transição Decorados com Paládio e Suportados em Óxidos de Cério.

Pedro Lopes de Melo (Fisiologia/IBRAG) Aprimoramento dos Métodos Empregados em Pesquisa e Diagnóstico de Doenças Respiratórias: Instrumentação, Biomecânica e Modelamento.

Rosely Sichieri (IMS) Pesticidas, alimentos ultraprocessados, metilação do DNA, segregação residencial e depressão: tempestade perfeita na gênese da obesidade – Estudo OBELISKO.

Thereza Christina Barja Fidalgo (Biologia Celular/IBRAG) Doenças inflamatórias e metabólicas: alvos moleculares e terapêuticos.

Yael de Abreu Villaça (Fisiologia/IBRAG) Estudo neuroproteômico da associação entre a dependência à nicotina e esquizofrenia.

 

Sucesso a todas e todos!

 Luis Antonio Campinho Pereira da Mota

Sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa