VISITE A PLATAFORMA PROGEMULTI E A PLATAFORMA PNIPE

Acesse para mais informações.

 

Leia mais

Carta de boas-vindas da Pró-reitora, Profa Elizabeth Macedo, aos Pós-graduandos da UERJ:

Caros(as/es) Mestrandos (as/es) e Doutorandos (as/es) da UERJ, Ainda que saibamos que a Pós-graduação Stricto-Sensu apresenta demandas que não respeitam o ano acadêmico estabelecido pelo calendário da UERJ, aproveitamos este início de ano letivo para contactá-los(as/es). Para aqueles (as/us) que estão no meio do processo, esperamos que a Universidade venha atendendo às suas expectativas e reiteramos nosso compromisso de oferecer uma formação de qualidade.

Leia mais

1a reunião do Fórum de Coordenadore(a)s de Pós-graduação da UERJ

Em 21/02/2024.

No dia 20/02/24, a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Profa Elizabeth Macedo, reuniu-se com o(a)s Coordenadore(a)s e Coordenadore(a)s adjunto(a)s de Pós-graduação no primeiro encontro do fórum de Coordenadore(a)s de Pós-graduação da UERJ, realizado nas dependências da Universidade.

Leia mais

1ª Reunião do Conselho Consultivo da PR2 em 2024

Em 21/02/2024, Profa Elizabeth Macedo reuniu-se com os membros do Conselho Consultivo da PR2, no primeiro encontro do Conselho deste ano. A agenda de reuniões do Conselho será definida oportunamente, com o compromisso de fomento a uma política de pesquisa e pós-graduação que reflita os anseios da comunidade acadêmica.

Estamos juntos (as/es) em prol do crescimento da nossa Universidade!

Mensagem da Pró-reitora Elizabeth Fernandes de Macedo

Caros Colegas,

Estamos começando uma nova gestão da Universidade e assumi a tarefa de implementar e administrar o projeto de pesquisa, pós-graduação e inovação escolhido pela nossa comunidade. Neste momento, quero apenas apresentar Diretores e Assessores que conduzirão comigo a PR2.

 

Leia mais

Chamadas Internas 2024

Informamos à comunidade acadêmica da Uerj o lançamento de dois importantes Editais Públicos Finep para apoio à infraestrutura de pesquisa. Informações detalhadas das Chamadas Internas estão disponíveis na página da PR2:

Mais informações >> http://www.sr2.uerj.br/index.php/gestao-de-projetos/editais-abertos

Professor do IME é eleito para integrar importante Comitê internacional

 

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa parabeniza o Professor Americo Cunha, do Instituto de Matemática e Estatística da UERJ, pelo resultado da eleição para a composição dos membros da Internacional Society of Nonlinear Dynamics (Nodys), sendo o único docente eleito do Hemisfério Sul para compor o Conselho.

CEADS é homenageado na Cerimônia de 15 anos do INEA

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa parabeniza a equipe do CEADS pela bonita - e merecida - homenagem que o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) prestou ao referido Centro de Estudos, no dia 11/01/24, em reconhecimento ao importante trabalho que vem desenvolvendo.

 

 

01234567

FAPERJ lança Edital inédito para formação de redes em Nanotecnologia

Por Ascom Faperj

     A FAPERJ anunciou nesta quinta-feira, 04 de abril, o lançamento de edital Programa Redes de Pesquisa em Nanotecnologia no Estado do Rio de Janeiro (Nº 02/2019). Trata-se de iniciativa inédita para a qual foram alocados recursos da ordem de R$ 30 milhões. A nanotecnologia está presente em muitos materiais como tecidos especiais, cateteres, implantes, protetores solar, coberturas resistentes, matérias para implante e muito medicamentos. Ela utiliza materiais numa escala atômica e molecular e, portanto, abrange várias áreas e diversas aplicações. De tamanhos nanométricos, esses materiais têm propriedades especiais diferentes dos materiais macroscópicos, representando um desafio para os pesquisadores, que necessitam de métodos e equipamentos de alta precisão para prepararem nano partículas e elucidarem suas propriedades. Na área dos medicamentos, a nanotecnologia tem se mostrado inovadora ao permitir, por exemplo, a diminuição da toxicidade dos mesmos, a redução em muitos casos da dose efetiva recomendada, e de direcionar fármacos para alvos específicos no corpo humano. O prazo para submissão de propostas na etapa 1 vai até o dia 6 de junho.

“Queremos incentivar a comunidade científica do Rio de Janeiro a se organizar em redes interdisciplinares. No caso deste edital, estabelecer uma rede na área de nanotecnologia e novos materiais permitirá avanços e inovações no estado do Rio de Janeiro com potenciais impactos em diversos setores da economia", disse o presidente da FAPERJ, Jerson Lima.

     As redes de pesquisa deverão se organizar em torno de quatro grandes temas ligados à Nanotecnologia: 1) desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores para a área da saúde; 2) desenvolvimento de dispositivos e sensores; 3) desenvolvimento de materiais nanoestruturados e 4) desenvolvimento de instrumentação para nanotecnologia. Serão formadas até 6 redes de pesquisa, de preferência em projetos que se articulem com pesquisas científicas e tecnológicas nas áreas de Saúde, Meio Ambiente, Energia, Petróleo, Dispositivos eletrônicos, Materiais e Instrumentação.

     As propostas devem ser apresentadas pelo coordenador do projeto, do qual também devem fazer parte um vice-coordenador, um comitê gestor e pesquisadores associados, todos com seus cadastros devidamente atualizados no sistema “SisFaperj”. A seleção dos grupos será feita em duas etapas. Na primeira, o grupo proponente deve enviar um pré-projeto, descrevendo a originalidade, os objetivos e metas a serem atingidos, além de uma breve estimativa dos itens financiáveis (não sendo necessário orçamento detalhado nesta etapa). Na segunda etapa, as propostas deverão apresentar as modificações sugeridas pela FAPERJ e se adequarem aos critérios descritos no edital (item 9.4.2), além de apresentar orçamento detalhado e justificado dos itens imprescindíveis à realização das atividades previstas nos projetos. 

     Os limites da pré-proposta são os seguintes: apresentação da originalidade do projeto (até 5.000 caracteres), objetivos (até 3.000 caracteres), metas (até 3.000 caracteres) e estimativa resumida do custo da proposta (até 2.000 caracteres).

Confira a íntegra do edital: Programa Redes de Pesquisa em nanotecnologia no Estado do Rio de Janeiro (Nº 02/2019)